quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Origem da Arquitectura Barroca

A arquitectura do Barroco nasce na reconstrução que os papas efectuaram em Roma em que o Tratado do Concílio de Trento sugere a necessidade de uma adaptação às exigências da nova ortodoxia litúrgica. Este tratado aumenta, assim, notavelmente, o número de igrejas construídas segundo os seus princípios.
Esta arquitectura tem como finalidade dirigir-se ao grande público. Define uma linguagem nova e original, a da arte barroca com mais fantasias e mais cénica, de acordo com a imaginação de cada criador. Cria princípios renovadores como a libertação do espaço, o fim da estaticidade e da simetria, a busca da fantasia e do movimento e as antíteses entre espaços interiores e exteriores.
Esta arte destina-se a estimular as emoções dos espectadores pelo movimento curvilíneo, pela busca do infinito, pelo teatro, pela fantasia e jogo ostentatório da luz e da sombra. O Barroco difunde a realidade religiosa transmitindo emoções aos seus crentes. Segundo Molinus (2004, pág:14), “A Igreja é a imagem do céu sobre a terra.”
Estas novas características trazidas por esta corrente servem para atrair o público através da sua grande riqueza arquitectónica, sendo a arte barroca uma arte sensível, imaginativa, rica de conteúdos e tecnicamente rigorosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário