terça-feira, 15 de junho de 2010

Conclusão

A Igreja e o Mosteiro de Santa Maria de Bouro atingem todas as perspectivas com esta magnífica remodelação no estilo Barroco. O seu rico encantamento arquitectónico não só atrai os crentes, comovendo-os às inúmeras cenas da vida de Cristo e de Santos, como um grande número de turistas.
É um tipo de chamamento à vida cristã conseguida graças às grandes ajudas vindas do rei D. João V, pois devido à sua decadência, era necessária a sua remodelação.
A sua reconstrução ajuda a imortalizar as inúmeras histórias que predominam nos corações dos habitantes da vila de Santa Maria de Bouro, prevalecendo o forte fervor cristão.
A total recuperação recente do Mosteiro, adaptado a uma das mais luxuosas e conceituadas Pousadas do nosso país, domina num dos mais antigos monumentos do norte, juntamente com a Igreja e os seus principais factores como a talha dourada, o azulejo e o Brasão.
A sua grande importância revela-se não só na sua arquitectura mas também no seu antigo mobiliário, destacando a grande cadeira abacial do século XVIII e do cadeiral do século XVII.
O Barroco desempenha um papel essencial na arquitectura e na arte da Igreja e do Mosteiro de Santa Maria de Bouro. É a reflexão divina de cada pessoa, mais propriamente, o Crente. Neste local estão presentes, o medo e a morte, o que conduz a um certo “temor a Deus” com a finalidade da salvação das almas.

Trabalho elaborado por: Sandra Antunes

1 comentário: